Moacir Rauber | COINS 2017

700px_e58d19c717e2d7940941

Moacir Rauber – Florianópolis-SC

Tema: “Acredita que tem “Muitas razões para viver bem!” porque “Melancolia não dá Ibope”. Também considera que a “Disciplina é a Liberdade” que lhe permite fazer escolhas conscientes, levando-o a viver de forma a “Fazer tudo que possa compartilhar com os pais e que tenha orgulho de contar para os filhos”.

É Bacharel em Secretariado Executivo, fez MBA em Marketing, tem mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela UMinho-Portugal e em Engenharia de Produção pela UFSC e faz doutorado em Ciências Empresariais na Europa, além de larga formação complementar. Tem formação internacional em Coaching Executivo Organizacional reconhecido pela FIACE e pela ICC.

Autor dos Livros “Olhe mais uma vez! Em cada situação novas oportunidades” (2010); “Perguntar não ofende… Uma abordagem de coaching para o profissional de Secretariado” (2013); “Superação, a marca do Ser Humano!” (2013); “Ladrão de si mesmo” (2016); “No reino de logo ali ao lado” (2017, in-press).

Por que participar da COINS 2017?

COINS: Como você vê o Empoderamento do Secretariado, tema principal do COINS 2017?

Moacir Rauber: O empoderamento é um ato de vontade, porque é preciso querer para dar ou conceder poder para si mesmo ou para outra pessoa. No ambiente do Profissional de Secretariado não é diferente. É preciso tomar consciência do próprio posicionamento e assumir as responsabilidades inerentes ao exercício do direito advindo do empoderamento individual e coletivo no ambiente profissional. Acredito que isso possa ocorrer por meio do contínuo aprimoramento e desenvolvimento de competências e do efetivo sentimento de pertencimento resultado da participação.

Para empoderar-se, é preciso ser excelente na área em que se vai empoderar. Por isso, cada Secretário Executivo que quiser exercer a profissão com o domínio que o empoderamento exige deverá exibir as competências exigidas pela profissão. E isso requer atualização constante, estudos e participação. É essa participação em associações, sindicatos, eventos, cursos e treinamentos que levará o Secretário Executivo a desenvolver o sentimento de pertencimento que resultará no empoderamento profissional.

Assim, estar presente no COINS e participar de outros congressos, eventos e formações da área de Secretariado promoverá de forma gradativa o empoderamento consciente de profissionais competentes com sentimento de pertencimento à categoria. Com isso, teremos profissionais empoderados dentro de uma categoria empoderada. E você, quer empoderar-se? O que você vai fazer para isso?

COINS: Cite 2 motivos para participar do evento, como profissional de Secretariado.

Moacir Rauber: Dois motivos já estão presentes na questão anterior: desenvolver novas competências profissionais e participar para pertencer a uma categoria empoderada. Porém, participar de um evento como o COINS pode lhe dar o número de motivos que você quiser, porque será um evento em que as pessoas vão dar e vão receber, elas irão compartilhar e irão acolher e, principalmente, os participantes irão ensinar e irão aprender.

Sempre comento que aprender é uma opção e que ensinar não é uma opção. Se você gosta de aprender, você pode escolher o que quer aprender e se quer aprender. Está aí o COINS como uma opção. Se você gosta de ensinar, lembro que ensinar não é opção, porque nós ensinamos com nossas atitudes e comportamentos, querendo ou não. Porém, você pode escolher o que aprender para exibir melhores atitudes e comportamentos para ensinar com mais propriedade. Mais um motivo para ir ao COINS. O que você vai ensinar? Depende daquilo que você escolher aprender.

COINS: Qual argumento você usaria para o RH ou seu gestor que facilitaria a negociação com a empresa?

Moacir Rauber: Particularmente, entendo que o melhor argumento em qualquer negociação é o conhecimento sobre aquilo que se vai negociar. Porém, é importante que o conhecimento se transforme em competência e que se fundamente numa efetiva participação profissional. Por isso, ser bom naquilo que se faz e ser participativo e colaborativo permite que se tenha a confiança derivada do empoderamento competente que facilitará uma negociação. Desse modo, participe, contribua e negocie com o empoderamento resultado das competências que você exibe.

 

Participe da CONIS 2017 – SITE – coins.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s